quinta-feira, 27 de novembro de 2008

José Luiz Ribeiro: uma vida inteira dedicada à arte

José Luiz Ribeiro
Uma vida inteira dedicada à arte

Por Daniel Couto e Thiago Menini

"Buscando melhorar como ser humano, encontro no teatro uma grande resposta para minha vida”. É com esta visão que o diretor de teatro juizforano, José Luiz Ribeiro, demonstra sua paixão pela arte aos 66 anos de idade.


Jornalista formado, Mestre em Teatro e Doutor em Comunicação e Cultura, José Luiz Ribeiro começou sua carreira como artista plástico, trabalhando também como músico tocando acordeon, mas foi na dramaturgia que realizou seus maiores trabalhos.


Atualmente, o diretor possui mais de 60 textos montados, 183 peças realizadas e mais de 50 trilhas sonoras feitas para o teatro. Figura de grande importância para o cenário cultural da cidade, José Luiz dirige o grupo de teatro Divulgação desde sua criação, em 1966.

Hoje em dia, o diretor trabalha como professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e como gestor do Fórum da Cultura, onde está desde o início da fundação. “Chego a sofrer de uma certa crise de identidade no Fórum. Tenho que conciliar as funções de gestor e de diretor de teatro ao mesmo tempo”, brinca José Luiz.

E foi graças ao seu trabalho dentro do Fórum da Cultura que o casarão se tornou um importante centro cultural para Juiz de Fora. Além das peças de teatro, a instituição abriga o Museu de Cultura Popular, possui uma galeria de arte onde são expostas obras de artistas plásticos locais e oferece oficinas de teatro voltadas para universitários e pessoas da terceira idade.

A memória do diretor e do Grupo Divulgação está sendo recuperada. “Conseguimos junto a Universidade Federal de Juiz de Fora a criação de bolsas de treinamento profissional onde alunos atuarão no processo de digitalização de todo material produzido pelo Divulgação desde de 1975”, conta José Luiz.

Processo de criação

O diretor afirma possuir um processo de criação que acredita ser mediúnico. Segundo José Luiz, ao montar o roteiro de suas peças, os personagens começam a surgir e a dialogarem em sua cabeça. “Me espelho muito em Nelson Rodrigues no que diz respeito ao texto enxuto. Ele consegue fazer com que apenas uma palavra comunique exatamente tudo o que tem a se dizer”, explica.

Perguntado sobre a importância que o teatro possui em sua vida, José Luiz Ribeiro é simples e objetivo: “O teatro é uma janela que se abre pra esperança. É a minha forma de estar com Deus”.