quarta-feira, 13 de maio de 2009

Que time é esse?

por Lucilia Bortone




Quem costuma acompanhar a Superliga de vôlei passou a estranhar que de uns dois anos para cá as redes (aberta e paga), que detém os direitos de transmissão da competição, passaram a omitir o nome das equipes. Nada de Santander/São Bernardo, Tigre/Unisul e Cimed – os nomes registrados legalmente dessas equipes e os mesmos utilizados na inscrição em competições. Mas Brasil Vôlei, Joinville e Florianópolis. 
A decisão de não dizer o nome real das equipes não se sabe de onde partiu, mas supõe-se que seja o fato de não ter um acordo entre a tv e os patrocinadores. Decisão polêmica entre os amantes do esporte que se acostumaram a ouvir o nome correto de seus times – equipes que têm um histórico dentro do voleibol, uma tradição de anos e alguns até de décadas, e que perderam um pouco de sua identidade com o torcedor. Como chamariam hoje o time vitorioso da Pirelli?
Essa brincadeira levou a mais uma baixa no voleibol. Depois de anos de conquistas, a equipe da Unisul não existe mais. O projeto da Unisul no voleibol profissional começou há 10 anos e transformou a equipe numa das mais tradicionais no cenário nacional. Com o rompimento com o patrocinador Tigre S/A, a universidade decidiu cortar o investimento na modalidade, já que não teria condições de manter o time profissional. Mas esse não foi um dos maiores motivos.
Em comunicado divulgado à imprensa, a Unisul garantiu que a falta de visibilidade para o nome da universidade nos meios de comunicação foi fator decisivo para a desistência da instituição em patrocinar o voleibol. “Ultimamente, a UNISUL, para manter uma equipe competitiva, aceitou reduzir o seu nome no uniforme dos atletas e até em placas publicitárias, e preferiu silenciar-se diante da decisão da emissora de televisão, exclusiva na retransmissão dos jogos, de omitir o seu nome na identificação da equipe”.
A boa notícia pelo menos vem do antigo patrocinador da Unisul, a empresa Tigre S/A afirmou que irá conversar com o técnico da Tigre/Unisul, Giovane Gávio, e decidirá se vai continuar a investir no voleibol em Joinville – cidade onde o time Tigre/Unisul realizava jogos e treinamentos.  Com a saída da Unisul, permanecem na Superliga outras duas universidades do sul do país a Ulbra e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). 
Mas até quando as equipes aguentarão ter seus nomes omitidos nas transmissões das partidas? Sem contar que na tv aberta só ganham espaço as equipes que chegam na fase final da competição.

Vídeo da UnisulTV (http://www.unisultv.com.br/)

Comunicado da Unisul divulgado em 11/05/2009: http://www.tigreunisul.com.br/notice/show/id/699

Nenhum comentário: