domingo, 31 de maio de 2009

Culpa? Talvez sim...

Por Camila Lima
Relendo os textos que foram postados por meus colegas, pude notar que a violência predomina entre os temas, e resolvi tecer meus breves comentários.

A vida moderna é dinâmica e marcada pela correria de todo tipo de pessoa. Estudar muito, trabalhar muito para que seja possível conquistar cada vez mais: conquistar empregos melhores, os melhores cargos e, também, os melhores bens.

Vivemos em uma sociedade desigual, onde grande parte das riquezas está concentrada nas mãos de uma minoria. Pode parecer distante de nós, mas muitas pessoas têm condições subumanas de moradia, alimentação e vestuário. E é revoltante pensar que muitos universitários, que têm tudo do bom e do melhor dentro de casa, reclamam quando o cardápio do almoço é repetido na mesma semana.

A mim revolta, também, saber que cachorros são tratados como pessoas. Tenho minha cachorra, gosto muito dela, mas a trato como o animal que é. Um animal, nada além! E saber que cachorros são mais bem tratados do que crianças me traz um certo desânimo em relação aos homens e aos valores que eles fazem e dão à vida humana.

Em uma época onde quase tudo é cultura de massa, o consumismo é incentivado a todo momento. Entretanto, conforme evidenciado no início, a sociedade é desigual: uns têm muito mais do que os outros. E algumas pessoas, dotadas de menor capacidade de discernimento e, relativamente, alienadas pela cultura de massa, querem ter aquilo que são incentivadas a consumir. E é nessa busca por ter, que muitos apelam para a violência. E o sentimento de culpa, por mim, é plenamente possível e aceitável. Culpa por fazermos parte dessa sociedade, estarmos acomodados protegidos pelas paredes de nossas casas e não fazermos nada pra mudar a realidade.

Um comentário:

Catatau disse...

Eu gostaria de dizer mais coisas a respeito desse assunto, mas o blog acabaria virando um vai e vem sem fim.
Faço das suas, palavras minhas.