domingo, 17 de maio de 2009

Yago e Eu

Por Thaís Pires

Ispirada pelo filme "Marley e Eu", baseado no livro de John Grogan, senti que tinha que escrever sobre meu cachorro, porque me indentifiquei bastante com a história e nunca chorei tanto em um filme. Pode parecer um assunto bobo, mas é que no filme/livro, John Grogan conta que é jornalista e acaba recebendo o cargo de colunista (e não de repórter como ele queria) no jornal onde trabalhava. Sem saber o que escrever em sua coluna, arrisca a contar as sua incriveis aventuras com seu cão, o Marley, que fazia coisas impossíveis (tem que ver pra crer).


É claro que meu cãozinho, o Yago, não chega a ser nem a metade de bagunceiro que foi o Marley, mas ele já fez coisas que um cão realmente bagunceiro faz. O Yago é um Lhasa Apso, uma raça calma e obediente. Mas nem sempre é assim, ele realmente é bem calmo as vezes, dorme bastante, mas quando arruma uma confusão...o que não pode (e eu brigo muito em casa por causa disso) é esquecer que ele existe e não ficar de olho nele, porque se não ele apronta poucas e boas. Como da vez em que comeu todinha a extensão do computador, todinha mesmo, até desencapar o fio e até o proprio fio. Já rasgou todas as extremidades da poltrona da sala; adora revirar o lixo do meu banheiro e comer todos os papeis; sem falar de todas as havaianas que ele já estragou. Bem, ele não pode ver uma meia, principalmente se for usada. Na verdade, a maioria das coisas que estão no seu caminho e que chamam realmente sua atenção, ele come! Sua desobediencia é revelada na hora de fazer xixi, o Yago é um cão muito inteligente, sabe que tem que fazer no jornal e faz, mas as vezes, por preguiça ou sem vergonhice mesmo, ele faz xixi no carpete do corredor (alias, ele sempre amou o carpete, foi bem dificil faze-lo parar de fazer xixi nele).



Mesmo com todos os seus defeitos, Yago é meu cãozinho, meu filho e a cada dia sou mais apaixonada por ele. Eu sempre gostei de cachorro, acho que eles trazem alegria para uma casa e muitas vezes nos ensinam a viver. É sério quando digo que não gosto de gente que não gosta de cachorro (desculpe se alguem assim está lendo, mas não gosto mesmo). Os cães são perfeitos companheiros e amigos e é tão facil amá-los pra sempre.

O livro me deixou uma mensagem que me fez refletir ainda mais sobre o papel dos cães em relação a nós e foi pro isso que quis escrever sobre o Yago. Cito agora o que o autor diz que mais me marcou:

"Seria possivel que um cachorro - qualquer cachorro, mas principalmente um absolutamente incontrolavel e maluco como o nosso - pudesse mostrar aos seres humanos o que realmente importava na vida? Eu acreditava que sim. Lealdade. Coragem. Devoção. Simplicidade. Alegria. E tambem coisas que não tinham importancia. Um cão não precisa de carros modernos, palacetes ou roupas de grife. Símbolos de status não significam nada para ele. Um pedaço de madeira encontrado na praia serve. Um cão não julga os outros por sua cor, credo ou clesse, mas por quem são por dentro. Um cão não se importa se você é rico ou pobre, educado ou analfabeto, inteligente ou burro. Se você lhe der seu coração, ele lhe dará o dele. É realmente muito simples, mas, mesmo assim, nós humanos, tão sábios e sofisticados, sempre tivemos problemas para descobrir o que realmente importa ou não."

Depois de ler isso, é o que faço todos os dias, dou meu coração ao Yago e sei que ele retribui. Com isso, se você tem um cão, respeite-o, ame-o, que ele merece. Se você não tem, tenha se puder ou quando puder, vale muito a pena!

Um comentário:

Bruna Oroña disse...

O cão é o seu amigo de todos os dias...sabe quando você está triste quando não caem lágrimas dos seus olhos, faz você sorrir depois daquele seu dia estressante...te faz carinho quando você mais precisa!!!

O meu faz parte de mim!!