segunda-feira, 11 de maio de 2009

Até onde vai o seu preconceito?

Por Gabriela de Carvalho

“Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.”
Essa é definição clara da palavra preconceito. O preconceito pode partir de uma ignorância, ou seja, o não conhecimento do outro, de algo diferente. Geralmente, as formas mais comuns de preconceito são raciais, sociais ou sexuais. O preconceito se baseia em generalizações superficiais, em aparências e empatia, diante dessas generalizações, criam-se os estereótipos.
Foi esse preconceito, baseado na aparência “diferente”, que levou milhares de pessoas a reverem seus conceitos (ou pré-conceitos) durante o reality show “Britains Got Talent”, o American Idol britânico.
Susan Boyle, uma escocesa de 47 anos, sonhava em ser cantora, mas nunca havia tido uma oportunidade de tentar. Foi então que resolveu se inscrever no programa. No dia em que foi se apresentar, a platéia, e até mesmo os jurados, reagiram de uma forma totalmente preconceituosa à aparência de Susan. Por não ser nenhum modelo de beleza padrão, ela foi recebida com risos, deboches e desconfiança, como se sua aparência fosse o suficiente para medirem seu talento.
Foi aí que a voz da escocesa surpreendeu a todos. Quando começou a cantar, ninguém parecia acreditar no que ouvia, e quando sua apresentação terminou, ela foi aplaudida de pé. E assim Susan Boyle conquistou o respeito e admiração de milhares de pessoas em todo o mundo. Hoje, a antiga desempregada se tornou uma verdadeira celebridade e a principal candidata a vencer o programa.
Esse foi apenas um dentre os milhões de exemplos cotidianos de preconceito. Casos como o de Susan mostram ao mundo que julgar por aparências ou primeiras impressões é apenas uma forma ignorante e ultrapassada de agir, um erro que há anos caracteriza a superficialidade humana.

Confiram o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=xRbYtxHayXo

Nenhum comentário: