segunda-feira, 6 de julho de 2009

Por dentro da Assessoria de Comunicação

Por Luíza Medeiros
Será que nós sabemos mesmo o que é uma assessoria de comunicação? Essa é uma atividade muito importante dentro da Comunicação e representa uma área de atuação bastante interessante e completa que podemos seguir depois de formados. Mas, para isso, precisamos saber primeiramente no que consiste essa atividade.
Foi o jornalista americano chamado Ivy Lee quem, em 1906, inventou essa atividade especializada. Ele abandonou o jornalismo para estabelecer o primeiro escritório de assessoria de comunicação do mundo, em Nova Iorque. Ele o fez para prestar serviço ao mais impopular homem de negócios dos Estados Unidos: John Rockefeller. O serviço que Ivy Lee prestaria era de conseguir que Rockefeller, de odiado, passasse a ser venerado pela opinião pública, ou seja, promover uma mudança de imagem. Para isso, ele usou várias estratégias de comunicação, condizentes com a época.
Já no Brasil, o ressurgimento do processo democrático após a queda do regime militar fez com que o profissional de comunicação obtivesse maior importância no contexto social, uma vez que a sociedade passou a exigir respostas às suas indagações.
Mas afinal, o que é uma Assessoria de Comunicação? É uma atividade de Comunicação Social, do ramo da comunicação empresarial, que estabelece uma ligação entre um indivíduo ou instituição e o público.
A assessoria de comunicação engloba três diferentes áreas: assessoria de imprensa, relações públicas e publicidade e propaganda. Juntas, elas formam uma equipe multifuncional que tem como objetivo criar ou manter a boa imagem da pessoa ou da organização que a assessoria representa. Para isso, cada uma lança mão de instrumentos
A assessoria de imprensa é responsável pela relação da organização ou pessoa com as diversas mídias. O setor de Relações públicas desenvolve o relacionamento do assessorado com os públicos estratégicos (internos ou externos), como clientes, funcionários, fornecedores, políticos, entre outros, dependendo da organização. Já a publicidade cuida da marca e imagem da empresa assessorada.
Fazer assessoria de comunicação requer conhecimento não apenas sobre o cliente, mas também sobre os públicos que o envolvem além dos veículos de alguma forma relacionados. Além disso, deve -se saber utilizar o conhecimento em benefício de seu cliente. É um trabalho estratégico, que demanda planejamento e capacidade de lidar com resultados a longo prazo.

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