segunda-feira, 23 de março de 2009

Mais uma vez, a violência

Por Betânia Barros

Ver mais uma notícia sobre um tiroteio no Rio de Janeiro me fez pensar como o tema "violência" está banalizado em todos meios de comunicação, nas conversas entre amigos ou como tema para um texto opinativo. Mas acho que nunca é demais falar o quanto sofre a população brasileira e o quanto o país em si perde com isso.
Perdemos pessoas, sejam elas próximas a nós ou não. Perdemos dinheiro com a saúde pública, que tem que arcar com os gastos das vítimas. Perdemos ao nos tornar um país conhecido pelo samba, Carnaval, turismo sexual e violência. Perdemos um pouco do que somos.

Há alguns meses atrás, assisti a um filme americano, naqueles cines qualquer coisa de algum canal. Fiquei indignada ao perceber que se tratava de um filme cuja história era de turistas americanos que após muita festa, caipirinha e sexo eram sequestrados, com a ajuda de crianças, em uma favela carioca. Os tais turistas eram submetidos à tortura e eram perseguidos por chefes do tráfico.O filme contava com atores conhecidos do grande público, atores brasileiros que tinham suas vozes dubladas em português. Era bizarro. E muito, muito revoltante. Pensei: será que é essa visão que todas as outras pessoas do mundo tem do Brasil, do meu país?

Essa é apenas uma das consequências de tanta violência. Uma imagem distorcida de uma população que, apesar de tudo, não deixa uma "marolinha" destruir seus sonhos.

Um comentário:

Bruna Oroña disse...

Infelizmente e essa a imagem do Brasil lá fora...
exatamente, carnaval, futebol, sexo e vioência...depois do filme "Tropa de Elite" entaum!!! Todos perguntam se é assim mesmo, falam que têm medo de vir p cá...
Infelizmente, falava que aqui era mais ou menos assim...e me dava uma trsiteza de não poder falar do meu país com tanto orgulho como eu gostaria...não por não querer..mas por não poder!!!...infelizmente...