domingo, 22 de março de 2009

Válido?

Por: Thiago Menini


A tecnologia digital mudou o mundo muito nos ultimos anos. Quem poderia dizer que um homem seria capaz de substituir um coral inteiro sozinho e sem cantar uma nota musical sequer?

Seria de espantar até mesmo os grandes gênios da música do passado. O que o grande mestre da música barroca Johann Sebastian Bach designava a pelo menos 16 pessoas no século XVII, Jordan Rudess do Dream Theater fez sozinho usando um teclado, harmonia para compor corais e muita tecnologia digital.

O que se questiona hoje, é onde está a validade destes métodos e se são realmente validos. O vídeo acima é só uma form lúdica de mostrar os novos fenômenos da sociedade atual. Não só no mundo da música, como em tudo aquilo que a tecnologia moderna toca. Com este video proponho algumas questões que não só somente pertinentes a musica, mas à tudo aquilo que a tecnologia digital está transformando.

Exemplos de questionamantos recorrentes. É válido substituir 16 pessoas por um homem e uma máquina? O homem autodestroi seu talento ao criar uma máquina para substituí-lo em massa ou é canalizar o mesmo para outras coisas?

Minha resposta para a primeira pergunta pode se relacionar para diversos raciocínios e coisas. Aqui vai um exemplo: continuemos com um homem e uma máquina. Eles criam um programa de computador capaz de controlar todo um setor de montagem de uma fábrica de automóveis. De um lado foram eliminadas as possíveis falhas humanas na montagem dos carros. Entretanto este mesmo homem deixou alguns desempregados.

Já a resposta para a segunda pergunta é: o talento é uma arma para que joga para qualquer lado. Temos que tomar cuidado com ela. Sermos sábios em usa-la. O tecladista acima foi muito sábio, imagina se ele tenta cantar com esta voz de pato rouco.

O que proponho com este artigo não é que deixemos as tecnologias de lado ou que não busquemos evoluir. Mas que saibamos evoluir com a evolução e além de tudo apreciá-la com um bem. Não adianta ser igual ao passado, passado é passado. As profissões e as relações estão mudando. Aqui vai um alerta para nos jornalistas: A tecnologia mudou a nossa forma de trabalhar e a sociedade que teremos de reportar. Tomem cuidado!

Só pra constar, sou fã do cara do vídeo e queria ter um teclado igual ao dele pra fazer umas musicas assim. Já que não preciso me preocupar, pois existirão sempre muitos outros corais onde os 16 músicos que serão substituídos poderão cantar. O mesmo já não poderá ser dito dos peões que apertavam parafusos na fábrica de automóveis. Procure não só usar indiscriminadamente a tecnologia, mas busque também pensar no impacto que ela realiza em nossas vidas.

Pense nisso!

Nenhum comentário: