terça-feira, 16 de junho de 2009

Fisiculturismo x Anabolizantes

Por: Giovana Matias Concurso de bodybuilder 2008: os três primeiros colocados

O fisiculturismo ou bodybuilding é um esporte cujo objetivo é buscar a melhor formação muscular. Existem concursos de musculação, onde júris analisam e pontuam os músculos maiores e mais definidos. Estes atletas fazem treinos de musculação específicos antes dos torneios, para perderem gordura e definir mais a musculatura, bronzeiam a pele e usam óleos para atrair a visão dos júris para certas partes do corpo que necessitam de realçar.
É comum associar Fisiculturismo e uso de anabolizantes, mas na verdade existe dois tipos de concurso:
Concurso Tradicional: onde é permitido o uso de anabolizantes.
Concurso Natural: os fisiculturistas são examinados através de testes de urina e polígrafo para saber se tomaram algum tipo de substância ilegal como os anabolizantes para ganharem massa muscular.

O uso hormônios sintéticos a longo prazo pode causar sérios danos a saúde como pressão sanguínea elevada, aumento dos níveis de colesterol, acne e crescimento excessivo da gengiva. Especialmente nos homens os efeitos colaterais são ginecomastia, ou seja desenvolvimento de mama, atrofia testicular e impotência.
As mulheres podem apresentar diminuição do ciclo menstrual, crescimento excessivo de pelos e unhas dos pés, aumento de clitóris e agudização da voz.
O médico Vítor Vianna conta que muitos jovens chegam ao pronto socorro com sintomas de dor abdominal e insuficiência hepática que caracterizam o uso indiscriminado das chamadas "bombas". "O uso de hormônios sintéticos por jovens está aumentando cada vez mais . A desinformação faz com que estes jovens acreditem que os efeitos possam ser minimizados pelos resultados gloriosos. É preciso mostrar a eles que não basta ter um corpo esculpido, a saúde deve estar em primeiro lugar." Vítor ainda descreve como as mães que muitas vezes acompanham os filhos tentam encobrir o assunto." Mas mal sabe elas que ao tentarem acobertar essa atitude coisas piores podem acontecer, como a morte do jovem por complicações hepáticas e até mesmo cardíacas."

O uso de um outro tipo de anabolizantes, aqueles usados por animais, vem crescendo bastante.
F. de Oliveira, 21 anos, pratica fisiculturismo e usa anabolizantes que deveriam ser aplicados em cavalos a um ano e meio. "Comecei a usar essas substâncias porque não conseguia ganhar músculos rapidamente, além de serem mais baratos. Antes os amigos me chamavam de 'palito', hoje ninguém me encara", diz o jovem que além de músculos se tornou mais agressivo com o uso de anabolizantes.


Vivianna Requena: campeã brasileira de fisiculturismo



Vivianna Requena, uma das mais famosas bodybuilders do Brasil, é contra o uso de anabolizantes. "Alguns fisiculturistas esquecem que antes de almejarem corpos esculpidos eles devem almejar saúde. Com um dieta correta e com exercícios fortes e regulares é possível alcançar uma bela forma física."
"Essa nossa geração de fisiculturistas que prezam pela saúde e conseguem aliá-la à forma física deve ganhar mais espaço na mídia para podermos mudar a visão preconceituosa que o público em geral tem de nós."

Nenhum comentário: