Por Renata Delage
Giovani Gávio, Márcia Fu, André Nascimento. A cidade de Juiz de Fora é reconhecida por revelar muitos talentos do esporte nacional, especialmente, do vôlei. E é pensando em dar continuidade a essa tradição que a UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) traz às quadras, através da Lei de Incentivo ao Esporte, seu time profissional de voleibol.
O projeto, que foi contemplado em 2008 com o valor de 1 milhão e 74 mil reais, está em fase de captação, ou seja, contribuição feita através do repasse de parte do Imposto de Renda. Pessoas físicas podem redirecionar até 6% do imposto devido, e pessoas jurídicas, até 1% da contribuição fiscal. Porém, segundo o professor de Educação Física da UFJF e coordenador do projeto Marcelo Matta, conseguir captar o montante é a maior dificuldade encontrada até então. Os patrocínios e apoios não vinculados à Lei também são poucos.
Em entrevista coletiva, Matta ressaltou a carência da cidade na área de esportes de alto rendimento. “Quando é convocado, o público comparece ao espetáculo esportivo, embora esteja mais habituado a espetáculos culturais”, disse. Mas para que isso aconteça, a torcida deve encontrar times competitivos. Além de berço de bons atletas, Juiz de Fora deve ser também palco destes espetáculos.
O time profissional de vôlei é composto por atletas da região e alunos da UFJF. Conta ainda com o reforço de cinco atletas de fora: Ricardo Perini, Fernando Costa, Paulo Marino, Júnior e Leonardo. E o maior desafio da jovem equipe é a Liga Nacional de Vôlei, na qual está inscrita no grupo V e já está disputando as duas vagas para a Superliga. “Sabemos que o plano de chegar ao alto nível no esporte será a médio ou longo prazo”, ressaltou, “Queremos visibilidade, a valorização do nosso produto esse ano”. Chegar à Superliga, elite do voleibol nacional, é a meta da equipe para os próximos anos.
A iniciativa é também um projeto de extensão da Faefid (Faculdade de Educação Física) da UFJF, envolvendo bolsistas e professores. “A Federal de Juiz de Fora é uma das marcas mais importantes da região e é interessante estarmos vinculados a ela”, afirma o coordenador. O projeto prevê ainda em seu aspecto social o atendimento de 100 crianças da comunidade através de aulas de vôlei.
“O vôlei já é muito praticado na região, e queremos que seja ainda mais através desse projeto”.
Um comentário:
Olá!
Estou desenvolvendo uma matéria para o jornal da FACOM-UFJF sobre o time de volei da FAEFID e sobre o torneio. Achei muito interessante seu post e gostaria de conversar um pouco mais com você. Caso interesse, meu e-mail é ane.soares@yahoo.com.br
Aguardo seu contato! Obrigada! Abraços! Ane
Postar um comentário