terça-feira, 2 de junho de 2009

Só falta eles falarem...

Por Gabriela de Carvalho





Há algum tempo, já sabia o próximo assunto que eu queria postar no blog. Acho que a maioria das pessoas que me conhecem, e não é preciso conhecer muito, já sabem que sou uma apaixonada pelos animais. Cachorros, gatos, periquitos e papagaios. Não importa qual a raça, espécie, classe. Defendo mesmo, brigo mesmo, o que já foi motivo de discussões e zuações em sala de aula. Mas , da semana passada pra cá, especialmente quando entrei ontem no blog pra ver as postagens dos meus amigos, algumas coisas me chamaram muito a atenção.

Na última semana, acredito que a maioria das pessoas, acompanharam o drama, ou pelo menos viram o cachorrinho que estava perdido na Facom. O pobrezinho estava muito doente, com uma infecção no ouvido, cheio de bicheiras, e magro, totalmente desnutrido. Tentei falar com muitas ONG's, canis, veterinárias da cidade, em busca de alguém que pudesse fazer alguma coisa por ele. Infelizmente, não tive sucesso, e a única coisa que me restava era levar comida pra ele. Mas felizmente dessa vez, uma outra pessoa conseguiu alguém para ir buscá-lo e tratar dele como ele precisava.

Ontem então, resolvi entrar aqui no blog e conferir as postagens, e um comentário em especial, me fez pensar muito sobre esse assunto. Quando li o texto, "Culpa? Talvez sim..." o parágrafo que falava sobre humanos e animais me deixou muito "revoltada", se é essa mesmo a palavra.

Acredito que Deus manda ao mundo pessoas diferentes, com aptidões diferentes, e gostos diferentes. É claro que eu não posso exigir que uma pessoa goste tanto de cachorros quanto eu, mas também não posso aceitar que contestem a minha maneira de tratar os animais. É aquela velha história, o que seria do azul se todos gostassem do amarelo?

Sei que existem pessoas que não ligam tanto para bichos, e até mesmo maltratam animais, mas não entendo o porque de se contestar a forma e o amor que aqueles que gostam agem.

Como seria se todos fossem indiferentes aos animais??? É pra isso que existem pessoas que gostam tanto deles, que dedicam a sua vida a cuidar e salvar esses bichinhos. É pra isso que existem pessoas "loucas" como minha tia Mariazinha, que mora em Juiz de Fora, e tem 70 cães em casa.

Não sinto culpa por tratar animais como pessoas, isso não significa que eu goste mais deles do que dos humanos, mas sim que eu sei valorizar igualmente toda forma de vida.

Não quero entrar na discussão do que é mais importante, se é um ser humano, ou um animal, mas pra mim, minha cachorrinha faz parte da família, não é um animal e nada além. Bichos de estimação são pra muitas pessoas, a sua única companhia, o seu único amigo fiel, e pra isso não pedem nada em troca. Só querem nosso amor e atenção.

Há algum tempo já sabia o assunto que queria postar no blog, mas não pretendia fazer esse tipo de "discurso". Eu tinha assistido um vídeo muito legal de uma cachorrinha, e isso tinha me inspirado, mas acabei desviando minha idéia inicial. Mas mesmo assim vou colocar o vídeo aqui pra quem quiser ver.

Pra mim, só falta eles falarem...

http://www.youtube.com/watch?v=YqlzuQfTwUk