terça-feira, 23 de junho de 2009

Diversão e interação musical



Por Isabel Miranda

O Guitar Hero é sucesso entre crianças e jovens de todas as idades. Porém, parece que ele não tem agradado algumas estrelas do rock. Em uma conferência de imprensa em Los Angeles, os guitarristas Jack White, do White Stripes e Jimmy Page, ex-Led Zeppelin, criticaram o jogo. Segundo os artistas esses videojogos de músicas não possuem vantagens e nem são úteis para quem quer aprender a tocar algum instrumento."Pense no solo de bateria que John Bonham gravou na primeira faixa do primeiro álbum do Led Zeppelin, "Good Times Bad Times", disse Page. "Quantos bateristas no mundo conseguem tocar aquele trecho?", questionou.

O game musical em forma de guitarra simula a reprodução de rocks diversos, basta o jogador apertar os botões do controlador que remetem as notas musicais.
Um olhar mais simples sobre o jogo revela que ele é uma oportunidade das crianças se sentirem como os grandes guitarristas. A graça está na capacidade do jogador acompanhar as notas de forma que o som só é produzido quando ele acerta a sequência correta.

Page e White estão equivocados, esses jogos, mesmo não tendo como princípio o aprendizado, são canais de interação dos jovens com a música. O Guitar Hero, por exemplo, apresenta 30 canções populares de rock que abrangem as décadas de 1960 até 2005, além de faixas bônus de artistas independentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorooo Guitar Hero!!! ASS: THAIS